Projeto \ Indústria \ Portugal - Santo Tirso
Polopique
Remodelação da antiga sede do grupo empresarial Baiona, com vista a transformá-lo num edifício de serviços para sede da empresa Polopique.

Arquitetura: Ergo

Estrutura: Alcepi

Águas: Alcepi

Eletricidade: José Sampaio

AVAC: CLE

Segurança: Alcepi

Construção: Graum

960m²
350.000,00 €

~Para a globalidade do edifício, foi previsto um grupo de refrigeração a ar reversível (Bomba de Calor) que assegurará a produção e a distribuição de água quente na estação fria e de água fria na estação quente às unidades terminais de tratamento de ar.

A climatização será assegurada em cada espaço por equipamentos terminais do tipo ventiloconvetor por conduta, todos ocultos em espaços previstos pela Arquitetura, de forma a permitir a manutenção e a adequada climatização dos espaços.

Paralelamente à climatização assegurada pelos equipamentos acima descritos, está previsto um sistema de renovação de ar que fará a introdução de ar novo nos espaços e a extração de ar viciado. Este sistema terá por base uma unidade de tratamento de ar novo localizado na cobertura do edifício. Esta unidade será do tipo modular, de duplo fluxo com recuperação de calor do ar extraído para o ar insuflado assegurando o arrefecimento ou aquecimento (“2 tubos”) e a filtragem do ar novo.

Nas instalações sanitárias, arrumos, espaços técnicos e demais espaços onde é prevista a libertação de cheiros ou vapores, são previstos sistemas de ventilação para extração de ar viciado e simultaneamente promover a renovação de ar destes espaços com ar proveniente dos espaços envolventes, constituído por ventiladores, rede de condutas e bocas de extração ou grelhas de aspiração associadas em cada espaço.