Projeto \ Habitação \ Portugal - Guimarães
Casa MF
Habitação nova na encosta do monte da Penha em Guimarães orientada a Poente e composta por 2 corpos.

Arquitetura: Pitágoras

Estrutura: A400

Águas: A400

Eletricidade: Feris

AVAC: CLE

Térmico: A400

Construção: Vilacelos

430m²
600.000,00 €

A Habitação está dotada de um sistema centralizado para produção de água quente e água refrigerada assegurada por uma bomba de calor reversível (conjunto unidade expansão direta e módulo hidráulico), associados a redes hidráulicas de distribuição que alimentam pavimentos radiantes e radiadores toalheiros. 

Os pavimentos radiantes aquecem e arrefecem a totalidade da habitação, simplificando as opções Arquitetónicas e de decoração. Nos sanitários além dos pavimentos radiantes estão previstos radiadores toalheiro alimentados pelo mesmo sistema.

A piscina interior está equipada com um desumidificador, com aquecimento ambiente interior e aquecimento da água da piscina. Este equipamento tem apoio do sistema solar e em último caso da bomba de calor do sistema de climatização. Este possui recuperação de calor para a água ou para o ar de forma a reduzir os consumos energéticos.

A produção de águas sanitárias é assegurada por um conjunto de painéis solares, com o apoio da bomba de calor. Quanto existir excesso de produção nos painéis solares é previsto que a energia seja transferida para aquecimento da piscina exterior, igualmente prevista neste trabalho.

A Habitação possui um sistema centralizado de ventilação para extração de ar viciado que simultaneamente promove a renovação de ar dos sanitários e arrumos, com ar proveniente dos espaços envolventes, através de ventilador do tipo centrifugo em caixa acústica, localizado na cobertura da habitação.