Projeto \ Habitação \ Portugal - Guimarães
Casa JS
Habitação nova na encosta do monte da Penha em Guimarães, que teve de vencer as dificuldades de um terreno com irregularidades significativas.

Arquitetura: Pitágoras

Estrutura: Projegui

Águas: Projegui

Eletricidade: Feris

AVAC: CLE

Construção: Guimar

370m²
700.000,00 €

A Habitação está dotada de um sistema centralizado para produção de água quente e água refrigerada assegurada por uma bomba de calor reversível (conjunto unidade expansão direta e módulo hidráulico), associados a redes hidráulicas de distribuição que alimentam pavimentos radiantes e radiadores toalheiros. 

Os pavimentos radiantes aquecem e arrefecem a totalidade da habitação, simplificando as opções Arquitetónicas e de decoração. Nos sanitários, além dos pavimentos radiantes, estão previstos radiadores toalheiro alimentados pelo mesmo sistema.

A produção de águas sanitárias é assegurada por um conjunto de painéis solares, com o apoio da bomba de calor. Quanto existir excesso de produção nos painéis solares é previsto que a energia seja transferida para aquecimento da piscina exterior, igualmente prevista neste trabalho.

A Habitação possui um sistema centralizado de ventilação para extração de ar viciado que simultaneamente promove a renovação de ar dos sanitários e arrumos, com ar proveniente dos espaços envolventes, através de ventilador do tipo centrifugo em caixa acústica, localizado na cobertura da habitação.